Se você esquece as palavras com facilidade, principalmente não conhecendo técnicas para memorizar palavras em inglês, isso só pode significar uma coisa, você é uma pessoa normal. Infelizmente não nasceu com um super intelecto de um gênio.

Isso acontece porque o cérebro descarta muita informação que acha ser inútil para não ficar sobrecarregado.  A boa notícia é que você pode corrigir isso com algumas técnicas que te ajudarão a manter a informação na cuca.

Existem inúmeras técnicas de memorização e cada uma é digna do seu próprio artigo, mas aqui vai um resumo das melhores:

1- Visualização

técnicas para memorizar palavras em inglês

A visão com certeza é um dos nossos sentidos mais usados e importantes. Uma imagem pode causar um sorriso ou algumas lágrimas, pode trazer lembranças do passado ou criar planos para o futuro.

Sempre que aprender um vocabulário novo em inglês, visualize com uma imagem. Isso pode ser facilmente feito digitando a palavra no Google Imagens, por exemplo.

2 – Audição

A maioria das pessoas são visuais e uma minoria é auditiva. Porém, todos temos uma parte visual e auditiva.

Se consegue tocar uma música depois de apenas tê-la ouvido, então, você é uma pessoa mais auditiva; no entanto, até mesmo as pessoas mais visuais tem um estímulo auditivo que pode ser explorado.

Para isso, ouça a palavra inúmeras vezes. Isso pode ser facilmente feito com a ajuda de vários dicionários online, tal como o WordReference.com, que também existe no formato de aplicativo.

3 – Escreva a palavra a mão

técnicas para memorizar palavras em inglês

Se você era um daqueles alunos que não gostavam de estudar e faziam colinha escrevendo tudo em minúsculos papeizinhos, parabéns, você estava usando uma técnica poderosa de memorização.

Muitas vezes a colinha nem era usada porque memorizávamos na escrita. Ao escrever usamos nosso sistema cognitivo. Estamos criando e visualizando a palavra ao mesmo tempo.

Para explorar isso, você pode criar uma frase usando 5 palavras novas que aprendeu recentemente no curso de inglês. Use sua criatividade! Quanto mais estranha a frase ficar, maior chance de você a memorizar e seu significado.

4 – Repetição

técnicas para memorizar palavras em inglês

Repetição é a maneira de dizer para seu cérebro que essa informação é importante. Quando repetimos uma palavra também estamos praticando o “speaking” e estamos ouvindo a nossa própria voz.

A PRÁTICA LEVA A PERFEIÇÃO E PRÁTICA = REPETIÇÃO.

Uma sugestão de atividade é praticar a imitação. Você pode encontrar alguns exercícios de imitação no YouTube ou você pode criar o seu próprio.

Basta escolher um episódio de sua série favorita, de preferência um que já tenha assistido para não estragar o seu prazer em ver a série, e pausar o vídeo após frases que você ache relevantes.

Você deve ouvir e repetir várias vezes até que sinta que sua pronúncia está natural. Se quiser deixar isso ainda mais interessante, grave-se. Assim você pode se ouvir e comparar com o original com maior precisão.

5 – Contextualize

técnicas para memorizar palavras em inglês

Quando vemos a palavra contextualizada em uma frase o cérebro entendo melhor o sentido da palavra. Dependendo da frase, a palavra nem precisa de tradução.

EX: MY DOGS FOLLOW ME ALL THE TIME.

O cérebro naturalmente entende que “FOLLOW” significa SEGUIR sem precisar traduzir.

Ao tentar memorizar uma palavra ou expressão, evite usá-la de forma solta, sem contexto. Crie frases (pode ser só na sua cabeça) em vários tempos e formatos: perguntas, afirmativas, negativas.

6 – Revisão

técnicas para memorizar palavras em inglês

A revisão é extremamente importante. Geralmente vem disfarçada em “LIÇÃO DE CASA” e é por isso que alunos que fazem lição, se destacam.

Quando uma informação está começando a desaparecer do seu cérebro, a revisão tem o poder de ressurreição trazendo ela de volta a vida. Algumas poucas revisões, manterá a informação armazenada por semanas, meses e até anos.

Lembrando que a revisão será mais eficaz se você realizá-la continuamente. O que quero dizer com isso é que é melhor você estudar um pouco todo dia do que 2h em um só dia. Experimente e veja os resultados!

7- Associação

técnicas para memorizar palavras em inglês

Uma técnica muito poderosa e a preferida dos mais esquecidos. Associação funciona porque mexe com as emoções. Os melhores e piores momentos das nossas vidas nunca serão esquecidos porque estão associados a um sentimento. Isso porque aprendemos com emoções. Associação é uma ótima forma de colocar emoção no aprendizado.

Você pode associar uma palavra a uma imagem, a um som, a uma outra palavra, como demonstrei acima.

8 – Passe adiante

técnicas para memorizar palavras em inglês

Ensinar o que foi aprendido é extremamente eficaz. Albert Einstein dizia: “Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa”.

Mencione o assunto em uma conversa de forma sutil ou ensine seu cachorro ou gato o que você aprendeu. Com certeza eles não vão ficar entediados e vão adorar sua companhia.

9 – Resuma, grave e ouça

técnicas de memorização

Essa é uma junção de várias técnicas. Ao resumir, estará ao mesmo tempo revisando, escrevendo e ensinando a você mesmo. Todos temos um gravador portátil que é nosso celular. Ouvir o resumo na sua própria voz, certamente irá intensificar o aprendizado.

10 – Aprenda dormindo

técnicas para memorizar palavras em inglês

Tem vários estudos que comprovam que o cérebro humano consegue armazenar informações recebidas em certas fases do sono. Muitos até mesmo escutam mensagens de motivação e encorajamento para reprogramar o cérebro e ficarem mais produtivos.

Essa área ainda é pouco explorada, mas ao ouvir uma aula ou um áudio durante o sono será como uma revisão para o seu subconsciente.

Agora, não há necessidade de usar todas as técnicas, mas, quanto mais forem usadas, melhor as palavras serão fixadas. Todas funcionam, porém umas podem funcionar melhor do que outras. Isto ocorre porque cada pessoa é diferente e aprende de forma diferente.

Hora de praticar! Pegue seu material de inglês e comece a prática da memorização das palavras da última aula! Você se tornará o gênio da sala rapidinho!

Sobre o autor: Alexandre Jorge Gabriel, criador do site e do canal de YouTube Visual English no qual foca em simplificar o aprendizado da língua inglesa.