Muitos alunos não sabem, mas os certificados emitidos pelos cursos de inglês do Brasil não são reconhecidos por universidades e tem pouco peso para empresas internacionais. Para comprovar o nível de conhecimento e desenvoltura no idioma, geralmente são solicitadas certificações internacionais. Ou seja, no mercado de trabalho e no mundo acadêmico, ter uma certificação aceita internacionalmente faz toda a diferença, pois este documento atesta o seu nível de proficiência na língua.

Entre as certificações internacionais mais reconhecidas estão o TOEFL e o TOEIC, administrados pela ETS. Porém, cada um desses exames possuem características e públicos próprios, exigindo uma preparação específica. O TOEFL é exigido no mundo acadêmico, enquanto o TOEIC é mais solicitado em empresas e órgãos governamentais. Portanto, obter uma boa nota no TOEFL ou TOEIC aumenta as chances de você estudar em uma universidade no exterior, conquistar uma bolsa de estudos ou garantir uma vaga no mercado de trabalho no exterior e nas melhores multinacionais no Brasil.

É importante pontuar que para se inscrever nos exames de proficiência é preciso que o candidato tenha um bom nível de inglês, pois ele será desafiado a mostrar suas habilidades de fala, escuta, escrita e leitura. Diante da seriedade dessas certificações, a Fitway oferece aulas preparatórias para os exames, instruindo os alunos em todos os aspectos das provas. Nas aulas, o aluno tem a chance de aprofundar seus conhecimentos com o foco voltado para garantir uma boa nota.

Qual exame escolher, afinal?

O mais importante na escolha da certificação é ter em mente o objetivo de cada teste. As melhores universidades do mundo exigem o TOEFL, mas as grandes multinacionais solicitam o TOEIC. Cada exame é direcionado para uma área de interesse ou atuação, por isso é importante conhecê-los antes de fazer a escolha.

TOEFL: porta de entrada para o meio acadêmico.

TOEFL é a sigla para Test Of English as a Foreign Language e é um dos exames de proficiência mais conhecidos do mundo, sendo o mais requisitado no meio acadêmico, com mais de 100 mil universidades aceitando sua pontuação. Grandes instituições de ensino superior americanas, canadenses e europeias solicitam uma boa nota no teste, e as melhores universidades brasileiras também pedem a certificação na maioria dos cursos de pós-graduação.

Um dos pontos interessantes do TOEFL é que você pode escolher mais de 50 datas ao longo do ano para fazê-lo. Então, se você não se sente preparado para fazer a prova, tem tempo para se submeter ao teste quando estiver pronto. Administrado pela ETS, o exame pode ser realizado em centros aplicadores autorizados e é possível refazer o teste quantas vezes desejar.

A pontuação que você obtiver no TOEFL será válida por dois anos. Portanto, é preciso estar atento a data da utilização da certificação, pois o esforço para garantir uma boa nota será em vão se o prazo expirar.

A prova do TOEFL é composta por quatro etapas: reading, listening, speaking e writing. E o aluno terá quatro horas e meia, com um intervalo de dez minutos, para executá-la. No teste de Reading o aluno responde entre 36 e 56 perguntas sobre trechos de textos acadêmicos, onde são avaliados interpretação de texto e assimilação do enunciado. No listening, após ouvir diálogos e palestras, o aluno responde entre 34 e 51 perguntas sobre os temas debatidos e aqui se avalia a capacidade de compreensão da língua falada. Em speaking é preciso expressar, com clareza, uma opinião sobre algum tópico. Já no writing, o aluno deve argumentar em inglês, sustentando sua opinião por escrito.

TOEIC: oportunidades no mercado de trabalho

TOEIC é a sigla para Test of English for International Communication, e este exame tem como objetivo medir a proficiência na língua inglesa em situações cotidianas voltadas para o mercado de trabalho. Hoje o TOEIC é aceito mundialmente por mais de 14 mil empresas, órgãos governamentais e programas de ensino de inglês em mais de 100 países. Por ter um nível de exigência similar ao TOEFL, a ETS, que também administra o TOEIC, recomenda que o aluno tenha pelo menos o nível intermediário de conhecimento de inglês para realizar o exame.

O TOEIC pode ser realizado em centros autorizados e instituições. Não existe uma regra determinada em relação à validade do exame, porém não é recomendável utilizar a pontuação após dois anos. A prova é dividida em duas partes. A primeira delas engloba listening e reading, com 200 questões envolvendo interpretação de texto. A segunda é de speaking e writing e é composto de 19 questões. Esta parte aborda conversas, leituras, e debates onde o aluno responde a perguntas, expressa sua opinião, oferece soluções verbalmente em inglês; além disso, o aluno deverá fazer descrições curtas, responder a solicitações e elaborar um texto argumentativo por escrito.

Ao escolher seu teste, procure o que esteja mais alinhado às suas metas de médio ou longo prazo, se prepare com dedicação e tenha em mente todos os benefícios que as certificações te oferecem. Tudo isto vai te ajudar a manter-se motivado e focado durante sua preparação.  

Na Fitway, te ajudamos a obter sua certificação internacional: TOEFL ou TOEIC. Com base no seu nível, metas e disponibilidade,  elaboramos um programa de estudos em classe e extraclasse para que você atinja a pontuação necessária. Agende um bate-papo com nosso especialista e saiba como funcionam nossas aulas preparatórias.