Quando se investe tempo e dinheiro em um curso de inglês, é natural criar algumas expectativas em relação ao avanço no aprendizado da língua. Disciplina e comprometimento são fundamentais para atingir o sucesso, mas é durante as aulas que mais se consegue absorver conhecimento de maneira eficaz. Portanto, separamos cinco dicas para aproveitar ao máximo suas aulas de inglês e avançar rumo à fluência.

1.Foque no objetivo.

Motivação é o segredo para manter a dedicação! Provavelmente você tem um bom motivo para ter começado a aprender inglês. Seja uma posição melhor no mercado de trabalho ou aquela viagem internacional que você sempre sonhou, sendo assim, foque no benefício que o estudo te trará. Isso te ajudará a manter a motivação sempre que o cansaço ou o desânimo aparecerem. Essa é uma dica infalível para aproveitar ao máximo suas aulas de inglês.

2. Deixe a vergonha de lado.

Evitar fazer perguntas ou tentar falar em inglês, não é uma atitude construtiva para o aprendizado de um novo idioma. É comum encontrarmos alunos que têm bastante conhecimento da língua, mas por timidez não conseguem se comunicar em inglês. Para deixar a vergonha em casa, a dica é sempre pensar que está ali para aprender e que o professor não está ali para te julgar, mas, sim, te orientar. Solucionar as dúvidas com o professor e praticar o máximo possível em sala te ajudam a aproveitar ao máximo suas aulas de inglês.

3. Seja participativo.

Complementando a anterior, nossa terceira dica é usar a aula como um laboratório onde você tem a oportunidade colocar o que sabe e o que está aprendendo em prática com a chance de ter os erros revisados e as dúvidas solucionadas. Explorar o aprendizado, compartilhando suas dificuldades e preferências, auxilia a aproveitar ao máximo suas aulas de inglês e permite que o professor conheça seus objetivos e personalize o conteúdo das aulas.

4. Treine.

A máxima ‘conteúdo dado é conteúdo estudado’ também é válida para o curso de idiomas. Quanto mais conteúdo você acumular sem estudar, maiores são as dificuldades em absorver o que foi ensinado. Para evitar que isso aconteça estude um pouco todos os dias, intercalando as diferentes áreas do curso para que a atividade fique mais dinâmica e menos cansativa. Você vai perceber que o treino vai melhorar seu desempenho e ajudar a aproveitar ao máximo suas aulas de inglês.

5. Não tenha medo de errar.

O lado bom de cometer erros é que podemos aprender com eles. Para aproveitar ao máximo suas aulas de inglês você deve se arriscar! Desafie-se em diferentes situações sem medo de fazer algo errado. Isso vale para falar inglês em toda oportunidade que tiver: com amigos, programas de bate-papo, grupos de whatsapp para prática específica. Tente não levar seus erros tão a sério e, ao invés disso, perceba o quanto eles podem ajudar a aumentar sua confiança e deixar o curso mais estimulante.

6. Dica bônus: use seu celular.

Você pode usar seu celular como ferramenta de aprendizado! Hoje em dia existem inúmeros aplicativos para quem quer praticar o inglês fora da sala de aula. Existem apps para todos os gostos. Para quem gosta de quizzes, o Duolingo tem lições passadas em forma de fases como um jogo, o que torna a experiência mais divertida e faz com que ele seja considerado um dos melhores aplicativos para aprender inglês. Já o Tandem é uma boa opção para quem está começando a praticar conversação e foi criado com o objetivo de conectar pessoas que queiram aprender um novo idioma com pessoas que já dominam a língua, oferecendo vários tipos de interações como chamadas de vídeo, de voz e chat de texto. 

Aprender uma nova língua é um processo que envolve etapas, estudo e paciência. Tendo foco durante as aulas e praticando diariamente o idioma, você vai perceber que o progresso vem de forma natural. Esperamos que essas dicas sejam úteis e inspirem você a buscar o aprendizado constante.

Quer saber como acontecem as aulas de inglês aqui na Fitway? Agende um bate-papo gratuito com nossa coach de línguas clicando aqui e descubra como essa experiência pode acelerar o seu aprendizado do inglês.