Possivelmente, nos vários artigos que você leu, a resposta para essa pergunta foi: “depende”. Chega de suspense. Descubra neste artigo, finalmente, quanto tempo demora para aprender a falar inglês. Vejamos:

Existem números aproximados  sobre o tempo em que uma pessoa demora para aprender um idioma. O que faz esse período ter variações é o método de aprendizado que o aluno escolheu e o quanto ele irá se esforçar para alcançar esse aprendizado.

As opções mais comuns para aprender inglês são as aulas particulares, em grupo, fazer um intercâmbio ou ser um autodidata e tentar aprender sozinho. A verdade é que não há um método mais eficaz que o outro, apenas caminhos mais curtos. Veja só:

Aprender a falar inglês sozinho

Esse é, sem dúvida alguma, o meio mais difícil de aprender a falar inglês entre todos o outros. Isso devido a falta que faz ter um profissional qualificado para lhe dizer onde você está errando e ir lapidando os detalhes onde você tem maior dificuldade.

Contudo, caso você se considere um exímio autodidata e confie nas suas habilidades para aprender sozinho, estudando apenas por livros ou videos, falar inglês será uma realidade para você mais cedo ou mais tarde.

O tempo para que isso aconteça dependerá exclusivamente da quantidade de horas por dia que você gastará se dedicando aos estudos, exercícios e atividades ligadas ao aprendizado, como ouvir músicas e assistir a filmes em inglês.

Quanto tempo demora para aprender inglês fazendo aulas

Aulas em grupo

É importante entender a diferença entre aprender a falar inglês e ser fluente em inglês.

Aprender a falar inglês tem como base os seus objetivos. Por exemplo: caso o seu propósito tenha sido saber bem o idioma para realizar uma viagem ou fazer uma prova, e, você sentiu que com as aulas conseguiu atingir a sua meta, então, você aprendeu exatamente o inglês que precisava.

Contudo, ser fluente em inglês engloba o domínio de todas as habilidades em um idioma: a escrita, a fala, a compreensão de textos e áudios. Ser capaz de escrever um texto com coesão e coerência e ter as palavras na ponta da língua em um diálogo em inglês, é sinônimo de fluência!

É por essa razão que o tempo para aprender inglês e para ser fluente no inglês são diferentes.

Professores famosos no YouTube, como Mairo Vergara, acreditam que, promessas de aprendizado de outro idioma em apenas 3 ou 4 meses são completamente fajutas e devem sempre ser rejeitadas pelos interessados em fazer aulas.

O mínimo necessário para que o aluno comece a se sentir familiarizado à um novo idioma são 6 meses.  Claro, desde que ele se dedique em casa além do tempo de aula com o professor.

Aulas particulares

O professor particular tem, durante as aulas, foco total no aprimoramento das dificuldades do aluno. Assim, atingir a fluência do idioma pode ser um processo um pouco menos demorado para aqueles que optarem por aulas individuais.

Nas aulas em grupo, fica bem mais complicado para a professora se atentar as dificuldades individuais de pronúncia de cada aluno, por exemplo.

Entretanto, ainda mais importante do que ter um bom professor particular de inglês é se tornar um bom estudante de inglês. Isso porque o comprometimento com as atividades extraclasse serão determinantes para definir em quanto tempo você ganhar fluência idioma.

Para isso, separe, em média, 30 minutos do seu dia para estudar inglês. Tenha foco e conte com práticas extras que auxiliem no aprendizado do idioma, como assistir a filmes em inglês com legendas em inglês, mudar a configuração de linguagem do seus aparelhos eletrônicos e cantar, em voz alta, as músicas que você mais gosta em inglês.

Com a ajuda de um professor particular e a devida dedicação em aprender, entre 6 e 8 meses você se sentirá bastante habituado com o inglês e, provavelmente, será  capaz de desenvolver diálogos em situações comuns com facilidade.

Aprender inglês no intercâmbio

A imersão completa em um idioma é o meio mais rápido de aprendizado. Muitas pessoas que frequentam um curso de inglês há anos não conseguem ter a mesma desenvoltura na pronúncia que outros que fizeram intercâmbio de poucos meses em outro país.

Lembre-se sempre, que mesmo em um intercâmbio, tudo dependerá do quanto você já sabe antes da viagem. Acredito que um período de 6 meses, em imersão total no idioma no exterior seja o suficiente para adquirir fluência no inglês. Para quem nunca havia estudado a língua anteriormente, o período pode se estender por 1 ano.

Quanto maior o nível de imersão, maiores as suas chances de aprender inglês em pouco tempo. Por isso, se possível, escolha um país onde a língua nativa seja o inglês e que os lugares onde você for trabalhar ou estudar utilizem apenas esse idioma. Outra dica é fugir das comunidades brasileiras enquanto estiver fora.

Faça alguns testes de aptidão para definir qual o seu nível no inglês. De acordo com o quadro de padronização definido pela União Europeia, eles podem variar entre: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Dessa maneira, você entenderá onde precisa focar para aprimorar suas habilidades no idioma e se está, de fato, preparado para uma experiência de imersão em outro país sem utilizar, nem por um momento, o português.

E você, sabe em que nível no inglês você está? Aqui, você pode agendar um bate-papo gratuito com nossa coach de línguas para avaliar seu nível e descobrir como funcionam as aulas particulares na FitWay Consultoria em Línguas. Venha se tornar fluente com as aulas particulares da  FitWay.