Muito mais que um diferencial, saber falar inglês se tornou uma exigência básica no mercado de trabalho atual, com grande relevância para a carreira de qualquer profissional.
Sendo uma das línguas mais faladas no mundo, o inglês ganhou o posto ‘língua universal’, pois os principais países de todos os continentes incluíram o ensino do idioma em suas escolas, com o objetivo de uniformizar as oportunidades e facilitar o acesso à informação. Falar inglês é fundamental para quem deseja alcançar o sucesso em todos os níveis profissionais. Com um panorama econômico global concorrido, as organizações focam cada vez mais em estabelecer relações com empresas estrangeiras, o que faz crescer a necessidade de ter colaboradores fluentes no inglês.

Inglês e desenvolvimento profissional

A importância do idioma para a carreira já começa relacionada aos estudos. Falar inglês possibilita participar de intercâmbios, congressos e seminários, trazendo um diferencial valioso para o currículo. É possível também utilizar o conhecimento da língua para encontrar informações em livros, jornais e sites estrangeiros, assim como desenvolver novas habilidades em cursos de extensão e especializações internacionais na área de atuação.

Inglês e colocação profissional

O inglês também pode contribuir para colocações nas melhores vagas e conquista de melhores salários. Empresas que exigem o conhecimento da língua, como grandes companhias e multinacionais, normalmente contam com salários mais altos para atrair profissionais qualificados. Como os processos seletivos nessas empresas são concorridos, a habilidade de se comunicar em inglês é um dos quesitos exigidos para selecionar os melhores candidatos. Mesmo em empresas menores, saber se comunicar com clientes e parceiros em inglês é visto com bons olhos pelos contratantes e pode ser um diferencial para alcançar uma promoção ou até mesmo um aumento. Além disso, falar inglês com fluência, transmite credibilidade, segurança e confiança, destacando o profissional diante de seus concorrentes.

Inglês e networking global

Falar inglês também ajuda a fazer novas amizades, ampliando o networking de um profissional. Manter contato com pessoas de níveis profissionais superiores de outros países, em redes sociais ou eventos corporativos, pode trazer novas oportunidades de colocação, assim como contato com novos cursos e conhecimentos. Relacionar-se com colaboradores de outras empresas, pode também apresentar novas formas de solucionar problemas ou de gerenciar certas situações, destacando o profissional no dia-a-dia da empresa.

Inglês e desenvolvimento pessoal

Pelo lado pessoal, falar inglês auxilia em viagens onde é possível ter contato com outras culturas e modos de vida, ampliando os horizontes e desenvolvendo habilidades de relacionamento interpessoal valiosas para a vida profissional. Além disso, entender o idioma pode aumentar o interesse em diversas áreas de conhecimento, estimulando atividades extracurriculares – como a leitura, por exemplo – fundamentais para o desenvolvimento humano. Compreender o inglês pode ampliar a curiosidade dando acesso a informações de qualquer lugar do mundo antes mesmo que elas cheguem ao Brasil.

Muito além da garantia de uma boa vaga de emprego

O papel do inglês em uma carreira vai além da conquista de uma vaga. O inglês capacita, estimula a autonomia, cria oportunidades e amplia horizontes, trazendo grandes diferenciais para a vida pessoal e profissional de quem domina a língua.

Quer aprimorar seu inglês para não perder mais nenhuma oportunidade? Agende um bate-papo com nossa coach de línguas e descubra como essa experiência pode alavancar sua carreira. Clique aqui ou no chat ao lado para nosso WhatsApp.