Aprender com apostilas, livros e videoaulas é uma forma de aprender, mas ainda assim traz resultados a passos lentos. Na fase de aprendizado de uma nova língua, encontros para prática de conversação em inglês podem ser uma ótima opção. 

Eles se aproximam mais de uma situação real, além de serem uma forma de ensino mais interativa e colaborativa. Claro, o desenvolvimento da fluência ainda assim não ocorrerá da noite pro dia, entretanto, acaba sendo mais rápido e efetivo.

Por isso, apresento a você alguns dos principais benefícios que você pode obter ao optar pela conversação em inglês em grupo!

10 benefícios da conversação em inglês em grupo

1. Maior exposição ao inglês

Estudos indicam que nosso cérebro aprende lendo, ouvindo e até mesmo observando, mas o método mais eficaz ainda é fazendo. Segundo o professor Peter Doolittle, da universidade Virginia Tech, você só vai memorizar uma informação se fizer algo de prático com ela.

Por isso, nos encontros de conversação em inglês, os alunos buscam colocar seu aprendizado em prática. Com isso, a língua se fixa mais facilmente na memória do aluno, que aprende mais rápido e melhor.

2. Novas amizades e networking

Além de ajudar no conhecimento, a conversação em inglês em grupo também é uma ótima oportunidade de socializar. Em um ambiente amigável, o grupo cria um vínculo, que pode se tornar uma amizade ou uma oportunidade de negócio.

Por exemplo, existem alunos que se sentem isolados em outros ambientes, mas se encontram nesse novo grupo com o qual tem algo em comum: o inglês. Isso faz com que eles se sintam integrados. 

3. Um aluno ajuda e encoraja o outro

A ideia desses encontros é que todos tenham o mesmo nível de conhecimento, e se ajudem mutuamente. Preguiça, falta de motivação, cansaço… Se você for do tipo de pessoa que desanima no início de uma atividade, essa situação pode mudar se estiver bem acompanhado. 

Na conversação em inglês você terá a oportunidade de conhecer outras pessoas que também possuem dificuldades parecidas com a sua. Esse convívio pode servir como um ótimo incentivo para continuar firme. Quando você encontra sua turma, a frequência na atividade aumenta, e você se sente mais animado para participar dos encontros.

4. Habilidade de ouvir e transmitir

Nesse fluxo interativo, há um material de apoio e a partir dele é criada uma oportunidade para a prática. O aluno aprimora a habilidade de ouvir com atenção e com diferentes finalidades e expressar-se com clareza e coerência.

Diferentemente das aulas particulares individuais, a pessoa está mais exposta ao inglês ao ouvir as opiniões e argumentos dos demais participantes. Posteriormente, pode incorporar o que aprendeu com os outros a sua própria fala e contra-argumentação.

5. Compartilhamento entre professor e alunos

Como falado antes, a troca entre os alunos é uma das maiores vantagens da conversação em inglês em grupos. Porém, outra vantagem é que o professor também compartilha suas vivências tornando o momento muito mais significativo para os participantes.

Em práticas coletivas, o professor utiliza um metodologia única para grupos, dando oportunidade para a participação de todos.

Além disso,  estes encontros tendem a ser muito interessantes, pois o professor desenvolve discussões sobre temas variados: sérios, engraçados, controversos, curiosos.

6. Aprender a respeitar opiniões e dúvidas diferentes

Justamente por conta do contato com outras pessoas, na conversação em inglês em grupo, o aluno aprende também a escutar e respeitar opiniões diferentes das suas. Outra situação que pode acontecer nestes momentos é de outra pessoa trazer uma dúvida nunca antes discutida. O ambiente coletivo faz com que todos possam compartilhar suas incertezas e dificuldades com o grupo. 

7. Oportunidades de debater e trocar ideias

A dinâmica em grupo é aplicada, principalmente, como necessidade de comunicação. Mas uma aula de conversação não é constituída somente de ouvir. também existem momentos em que o professor irá promover debates, onde cada um irá expor seus pensamentos e ideias com relação a assuntos específicos.

Esse momento é muito eficiente para grupos Acredita-se que qualquer aprendizagem se torna mais eficaz quando existe a cooperação para desempenho de atividades e troca de experiência.

8. Desenvolve habilidade de empatia

Enquanto a aula particular foca em um único aluno e suas necessidades específicas, em encontros para conversação em inglês a pessoa se sente em igualdade com os outros ali presentes – todos estão com o mesmo objetivo, na mesma situação. 

Os participantes se sentem à vontade para compartilhar suas experiências, e isso contribui de maneira efetiva também no desenvolvimento da empatia. 

9. Estímulo a falar em público

É necessário ter coragem para falar em público, e muitas pessoas não conseguem desenvolver essa habilidade sozinhas. Mas é possível começar com pequenos gestos, como elaborando algumas frases nos encontros de conversação em inglês em grupo. 

Esse passo, por menor que possa parecer para uns, é um grande avanço para outros que não conseguem desenvolver suas habilidades de oratória. Analisar e expor seu ponto de vista em inglês pode ajudá-lo a falar em público com mais facilidade!

10. Conversação em inglês em grupo são mais baratas

E por último, a vantagem vai para o bolso! Geralmente, as aulas em grupo são mais em conta do que as aulas particulares, justamente por ter uma economia em estrutura e tempo do professor. 

Por isso, se já não bastasse a oportunidade de fazer novos amigos e desenvolver novas habilidades, você pratica uma nova língua e economiza dinheiro. 


A prática da conversação em inglês em grupo consegue unir todas essas vantagens com excelência. E os resultados se mostram não apenas no desenvolvimento da fluência na língua, mas também no desenvolvimento da pessoa como um todo.

Já fez uma aula de conversação em grupo? Não, então o que está esperando? Entre em contato com nossa consultora pelo whatsapp e participe de um encontro gratuitamente!